Notícias

Operação Estiagem começa no dia 1º de maio


Os membros da Defesa Civil de Nipoã se reuniram ontem (27), com representantes de 96 municípios para discutir técnicas relativas a “Operação Estiagem” que se inicia no próximo dia 01 de Maio.

 

Indicados pelo chefe do executivo municipal, Prefeito José Pedro Rampim, o coordenador do comitê no município João Yvan acompanhado dos membros Romildo Marques e vereador Fabim Brandeli participaram de reunião preparatória com uma série de capacitações para formação de brigadistas.

A medida visa o respectivo Plano de Contingência Municipal. Pela manhã, o treinamento foi realizado no Parque Tecnológico de Rio Preto; à tarde, os participantes foram divididos em quatro grupos para executar atividades práticas em bases do Corpo de Bombeiros, responsável pela capacitação em parceria com a Defesa Civil.

 

“Esse evento acontece todo ano e busca preparar os municípios para enfrentar pequenos focos de incêndio. Temos uma região muito grande, com quase 2 milhões de habitantes, em 96 municípios e é necessário que essas prefeituras tenham estrutura para o combate imediato às chamas, mesmo antes da chegada da equipe dos bombeiros, quando necessário”, afirma o major PM Edmilson Santana Branco, comandante do 13º Grupamento de Bombeiros.

Em entrevista o vereador Fabim Brandeli revelou detalhes sobre a preparação da cidade para a Operação Estiagem 2023, que visa intensificar o monitoramento e o combate a incêndios em vegetação no período de baixa umidade relativa do ar.

Fabim destacou que a região sai neste momento de um período muito chuvoso e agora, com a chegada do outono, a tendência é de um tempo seco, propício para as queimadas. "O período de estiagem é marcado pela ausência das chuvas, ao contrário do que passamos agora. Com isso, vários fatores contribuem para o aumento do número de queimadas. A Operação Estiagem tem seu início em maio, mas os trabalhos da operação já começam a partir de agora, com o cessar das chuvas. A partir de agora nós focamos na estiagem para que, em maio, estejamos com todo o trabalho de prevenção e preparação em ordem para trabalharmos visando chegar ao final do ano com o número reduzido de incêndios", comentou.

 

O coordenador da defesa no município João Yvan apontou que o planejamento de contingência da Operação Estiagem reúne todo o sistema municipal de Proteção e Defesa Civil, ou seja, a maioria das secretarias municipais. "Algumas já têm seus trabalhos iniciados a partir de agora, por exemplo a Secretaria de Obras e Serviços Públicos, que já intensifica a fiscalização em terrenos, lotes e áreas em que os proprietários devem se atentar à limpeza. Existe uma lei municipal que determina que os lotes e os terrenos devem ficar limpos, livres de mato, de lixo e de entulho. A fiscalização dessa questão começa agora a ser intensificada para que, quando chegar a época da seca e da estiagem, esses terrenos estejam limpos e os incêndios não aconteçam”, finalizou.


Publicado em: 28 de abril de 2023

Publicado por: Josimax Pereira

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro

O Presidente da Câmara Municipal de de Nipoã-SP, vereador, Rodrigo Ruiz, na companhia dos assessores municipais esteve no período de recesso parlamentar na Capital Paulista em recursos para o munic...

Leia Mais

Passada a temporada de inverno e com as temperaturas batendo recordes, os banhistas poderão voltar a desfrutar da piscina municipal. A Prefeitura de Nipoã reabriu uma das principais áreas de lazer...

Leia Mais

    A Câmara Municipal de Nipoã realizou de maneira excepcional, nesta quarta (27/09), a 40.ª Sessão Ordinária no Plenário “Antônio Ferreira Santana”. Os trab...

Leia Mais

A Câmara Municipal de Nipoã aprovou, na sessão desta terça-feira (12), o novo piso salarial dos monitores de educação infantil. A votação em primeiro e segundo turno foi unânime, com o apoio dos 9...

Leia Mais

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!